"As pessoas querem ser enganadas, deixe-as serem enganadas".
("Cardeal Carlo Caraffe ao Papa Paulo IV.")
O objetivo maior das Mensagens é: Controlar a nossa mente! É isso mesmo!
As inserções de imagens, palavras, ícones ou ideias não podem ser percebidos pelo consumidor em um nível normal de consciência, portanto não lhe é dada a opção de aceitar ou rejeitar a Mensagem, como acontece com a propaganda normalmente. Isto fere um princípio divino, chamado de livre arbítrio.
As Mensagens Subliminares Visuais nas imagens fixas :
As imagens captadas pelos olhos fazem mais de 100 mil fixações conscientes por dia.
Numa fracção de segundo, esta imagem é invertida pelo nervo óptico e enviada ao cérebro (hipotálamo) para ser processada.
O núcleo desta área, exerce controlo de actividades das mais importantes do organismo, como o sono, temperatura do corpo, metabolismo da água, etc.
Com o taquistoscópio provou-se que o cérebro reage a imagens projetadas a uma velocidade de exposição de até 1/3000 de segundo!
Vale transcrever aqui a experiência sobre resposta emocional a imagens do Dr. Roger Sperry, prêmio Nobel de Neurofisiologia e Anatomia de 1981:
A equipa de Sperry projectou uma fotografia de modelo despida da Playboy no campo visual esquerdo de um paciente operado da secção do corpo caloso, órgão que une os 2 hemisférios do cérebro, a uma velocidade altíssima, impossível de se verificar conscientemente.
Lembramos que o nervo óptico é cruzado, ou seja, o olho esquerdo envia informações ao hemisfério direito do cérebro.
Estava provado, o paciente esboçou um sorriso, sem entender o que estava realmente a acontecer, ao mesmo tempo em que os aparelhos registavam alterações nos seus displays, provando a sua excitação.
De acordo com Eccles, a resposta do indivíduo à imagem erótica (eros=na mitologia grega, deus do amor) teria entrado no complexo límbico (Teoria de McLean), em seguida ao hipotálamo e, finalmente o sorriso no rosto...
VISÃO FÓVICA:
Os nossos olhos focam sempre o objeto principal das imagens, seja na TV, nos quadros, paisagens, etc. As células responsáveis por este processo são chamadas de cones, responsáveis por um ângulo de aproximadamente 20 graus de visão central.
VISÃO PERIFÉRICA:
A maior parte do nosso mundo visual está na área que chamamos de visão periférica realizada por células do tipo bastonete.
Geralmente são estas imagens que são captadas a nível Subliminar, ou seja , são remetidas automaticamente ao nosso cérebro, à nossa mente, em um nível subvisual, involuntário.
.
.
.
.
.
.No caso dos vídeos, o que geralmente se encontra é a inserção de subliminares em apenas alguns frames, sem que quem esteja a ver perceba a mensagem no tempo normal do vídeo (propaganda televisiva, filmes, etc.), fazendo com que a mensagem inserida seja "gravada" pelo nosso subconsciente.
O que acontece é que quando se grava um vídeo, as imagens são divididas em frames e por segundo, existem cerca de 30 frames. Sendo assim, se colocarem uma mensagem do tipo "use tal produto" ou "você quer tal coisa", essa mensagem será lida pelo seu subconsciente e vocês irão agir de acordo com o que a mensagem pede, como se estivessem a querer aquele produto por decisão própria.
No filme do Homem Aranha existe também uma subliminar do Mac Donald's.
Primeiro vemos, numa cena, a palavra EAT (comer, em inglês)...
...e logo a seguir, numa cena seguinte, vemos um letreiro do Mac Donald's.
Exemplo de Merchandising subliminar...
--> Uma é conhecida por backward masking, em que se grava uma fala e se coloca na música, mas invertida. Vocês não iam entender nada se ouvissem mas o vosso subconsciente sim.
--> A segunda é bem interessante: existem frequências inaudíveis ao ouvido humano, como aquelas que só os cães, por exemplo, que possuem a audição mais apurada que a nossa, podem ouvir. Então, coloca-se algo nessa faixa de frequência da música e vocês certamente não vão ouvir, menos o vosso subconsciente, que registara tudo fielmente.
-->Na terceira simplesmente colocam uma fala dum modo tão rápido que vocês também não iriam perceber Mas o vosso subconsciente... sim.
Abordaremos alguns exemplos mais á frente...
Subliminar nos textos:
Em textos as mensagens subliminares ou se encontram confundidas entre o que compoe a imagem/frame ou são mesmo formadas por esses elementos, ou estão escritas de forma trocada/escondida...
Neste exemplo foram postas a vermelho as palavras que compoe a mensagem subliminar escrita.
Aqui é um exemplo de um anagrama. Consegue ver que na capa do jogo do Mário certas letras do título contém uma luz branca tipo flash na sua margem. Se juntarmos todas essas letras com o brilho pela mesma ordem da sua escrita obtemos: U R M R G A Y, podendo ser: U R MR GAY, que em inglês, usando a gíria é o mesmo que" you are mister gay"- "tu és o senhor gay" em português.
0 comentários:
Enviar um comentário